Alexandre Espínola Catramby

Áreas de atuação: Contencioso Judicial e Arbitragem, Contratos Comerciais, Direito Bancário e Mercado Financeiro, Relações de Consumo

Escritório: Rio de Janeiro

AlexandreCatrambyVasta experiência na área de contencioso, onde atua com ênfase em direito civil, comercial e público, em casos estratégicos e de elevada complexidade. Também possui grande experiência em processos de recuperação de créditos para instituições financeiras. Presta consultoria a diversas empresas e bancos, em especial no que diz respeito à elaboração e negociação de contratos comerciais e operações de natureza bancária.

Apontado pela Revista “Análise Advocacia 500″ de 2013 como um dos advogados mais admirados do Brasil na área cível, de acordo com a opinião de diretores jurídicos das maiores empresas do país.

Recomendado pela Legal 500 Latin America 2014, 2015 e 2016 na área de Contencioso (“Dispute Resolution”).

Recomendado pela Revista “Análise Advocacia 500” de 2015 e de 2016. Foi indicado como um dos advogados mais admirados do Brasil na área cível, em dois setores econômicos (comércio e hotelaria e turismo) e por Estado.

Livros e Artigos Publicados
Autor do livro “Das Relações entre o Tribunal Arbitral e o Poder Judiciário para a Adoção de Medidas Cautelares”, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
Co-autor do livro Dicionário de Princípios, organizado pelos Profs. Ricardo Lobo Torres, Eduardo Takemi Kataoka e Flavio Galdino, Elsevier, 2010, pp. 1149-1160.
Co-autor do livro Transformações Contemporâneas do Direito das Obrigações, organizado pelos Porfs. Gustavo Kloh e Maurício Mota, Elsevier, 2010.
Co-autor do artigo Litigation Law, publicado in “Corporate INTL” ( Jun. 2010). “New Civil Procedure Code simplifies litigation in Brazil”, in Corporate INTL – International Sector Panel – March 2011.

Formação
Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
U.S. Legal Methods: Introduction to U.S. Law – George Washington University Law School (2007)
Especialização em Direito das Obrigações no Novo Código Civil – Centro de Estudos e Pesquisas em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2003)
Pós-graduação em Direito Civil – Universidade Candido Mendes (2002)
Graduação em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC (1999)

Associações
Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro (1999)
Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – Sub-Comitê Judiciário.
Ordem dos Advogados de Portugal (2005) Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr

Idiomas
Português e Inglês

Contato
Tel: (21) 2132-1855 Fax: (21) 2132-1856
Email: alexandre.catramby@cbsg.com.br

Baixar vCard