Alexandre da Cunha Lyrio

Áreas de atuação: Contratos Governamentais e Assuntos Regulatórios, Propriedade Intelectual, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia da Informação

Escritório: Rio de Janeiro

AlexandreLyrioAtua na área de propriedade intelectual. Coordena e conduz a área contenciosa cível relativa à propriedade intelectual do Escritório Castro Barros desde 1999, em especial na campanha antipirataria de software no Estado do Rio de Janeiro com significativos resultados, sobretudo, no que concerne à obtenção de precedentes junto aos Tribunais de Justiça para a aplicação de condenações contemplando danos punitivos.

Atua também em ações envolvendo o combate à pirataria na indústria fonográfica, obtendo, igualmente, expressivos resultados, dentre os quais um dos leading cases mais importantes do setor.

No que concerne ao combate de violação de marcas e patentes advogou para grandes empresas da área de cosméticos, brinquedos, farmacêutica e internet.

Além disso, possui vasta experiência anterior em contencioso cível geral com ênfase em processo civil. Realizou orientação de monografias junto à EMERJ na área de Propriedade Intelectual.

Em 2005 auxiliou o Dr. André de Almeida, membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, junto a este na elaboração de proposta de projeto de lei para o setor.

No ano 2008 palestrou em evento promovido por uma associação mundial do setor de software em Miami – EUA.

Em 2009 foi co-autor do livro IP Client Strategies in Central and South America: Leading Lawyers on Building Client Relationships, Understanding the Impact of Recent Cases and Developments, and Recognizing Regional Influences on Intellectual Proper Law (Inside the Minds) – ASPARTORE – 2009 – diversos autores.

Presta, ainda, consultoria na área de propriedade intelectual (contratual e litigiosa), atuando em due dilligences e Direito Processual Civil, sendo responsável também pelas atividades de registros de marcas, patentes, desenhos industriais, programas de computador junto ao INPI desenvolvidas pela equipe de propriedade intelectual do Castro Barros.

Formação
Pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual – Pontifícia Universidade Católica (2001)
Graduação em Direito – Universidade Candido Mendes (1996)

Associações
Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro (1997)
ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – Subcomitê Judiciário e Subcomitê de Propriedade Intelectual

Idiomas
Português e Inglês

Artigos Publicados

Inserções na Mídia

Contato
Tel: (21) 2132-1868
Fax: (21) 2132-1856
Email: alexandre.lyrio@cbsg.com.br

Baixar vCard